sábado, 8 de setembro de 2007

Turismo para todas as idades


Uma das modalidades turísticas com mais elevados índices de crescimento em âmbito mundial é o Turismo da Melhor Idade (antes, Terceira Idade), voltado a um público bastante especial - a partir dos 60 anos - não apenas em termos de suas necessidades, mas, especialmente, pelo que podem agregar às atividades no sentido de suas experiências de vida.

Cabe ressaltar a importância de superar preconceitos e quebrar paradigmas: as pesquisas mais atuais comprovam que, ao contrário do que pensam muitas culturas (em especial, as do mundo ocidental), o envelhecimento é um processo natural e não constitui um fator impeditivo para a maioria das atividades cotidianas de um adulto. Nos últimos anos, consolidou-se uma maior conscientização da importância da atividade física, do lazer, do contato com a natureza e da valorização de hábitos saudáveis, essenciais à melhoria da qualidade de vida.

Considerando-se o incremento, em escala quase mundial, da expectativa de vida humana, sua prática tem se difundido significativamente, com destaque para Europa e Estados Unidos. Com interesses mais centrados em aspectos culturais - embora muitos idosos já sejam, hoje, praticantes de esportes radicais – “rafting”, canoagem, “trekking”, montanhismo, “off-road”, pára-quedismo, mergulho, entre outros, BENI (2003) afirma que esse fluxo turístico tem como principal característica a não-sazonalidade, ou seja, elege seus períodos e destinos de viagem não em razão da alta ou baixa estação, mas em razão do tempo e da renda disponíveis. Esse público costuma realizar viagens com permanência mais prolongada nas destinações e tem preferência pelos deslocamentos em grupos, recebendo atenção especial na programação e no acompanhamento dos roteiros, equipamentos de hospedagem e alimentação.

Devidamente planejado e orientado, o Turismo da Melhor Idade propicia, além de uma maior ocupação dos equipamentos turísticos na baixa estação, outros relevantes benefícios, tais como: expansão e melhoria de infra-estrutura e atendimento da rede hoteleira; e qualificação da mão-de-obra local, por demandar treinamento especializado em recreação e saúde (1).

No Brasil, onde cerca de 25 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos, este segmento turístico cresce de modo significativo, impulsionado, principalmente, pela profissionalização e especialização de algumas empresas do “trade” turístico, bem como por políticas governamentais de incentivo. Um exemplo disso é o programa Viaja Mais – Melhor Idade, divulgado recentemente pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, com o objetivo de reduzir as taxas de desemprego no setor, durante o período de baixa ocupação. O projeto já conta com mais de 120 pacotes para 18 destinos brasileiros. Porém a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), parceira do Ministério do Turismo para a execução do projeto, continua a receber novas propostas de destinos. A previsão é que, até o final desse ano, a programação completa esteja fechada.

O programa oferece pacotes a custos reduzidos, com possibilidades de parcelamento dos roteiros em até 12 meses. Será possível, também, a concessão de prazo de carência de até 180 dias. Aposentados e pensionistas do INSS podem optar pelo parcelamento em folha (crédito consignado), com juros inferiores a 1%, pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Mas o valor emprestado não pode ultrapassar 30% do valor líquido mensal do benefício. O beneficiário poderá levar um ou mais acompanhantes na viagem, desde que esteja dentro do limite de R$ 3 mil e do seu limite de crédito, e que seja uma pessoa maior de 16 anos (2).

Médicos e especialistas na atividade turística indicam como melhor época do ano para esse público viajar o período a que costumamos chamar “baixa temporada”, pois é quando os destinos turísticos mais procurados, em geral por sua diversidade natural e cultural, sua mais completa e confortável infra-estrutura e um mais qualificado atendimento, estão menos saturados. Desse modo, pode-se garantir não apenas pacotes promocionais, mas também melhores condições de acesso e estada, sem todo o alvoroço típico da alta temporada, em especial nas cidades costeiras, onde a procura por lazer e entretenimento é a motivação líder.

Em todo o Brasil, várias empresas turísticas voltam suas atividades ao público da melhor idade, especialmente agências e operadoras de viagens e meios de hospedagem. Não apenas cidades históricas e estâncias hidrominerais interessam aos idosos, mas também, e cada vez mais, locais de riqueza natural como montanhas e praias, onde podem realizar caminhadas, passeios, jogos e práticas desportivas. Assim é que regiões serranas são um dos destinos mais freqüentes, com destaque para os estados brasileiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Recife e Bahia. Há também a maravilhosa opção dos cruzeiros marítimos, com seis refeições diárias e muita diversão a bordo.

A título de exemplo, há, em Salvador, uma agência especializada nesse público, a Lobotur, situada no bairro do Itaigara. Sua experiência de mais de 15 anos de mercado lhe permitiu constituir o que denominam Família Lobotur, uma vez que possuem um grande número de clientes “habitues”. Atuam na oferta de pacotes personalizados e excursões, todos com serviço de guiamento de primeira qualidade. Seu trabalho pode ser considerado diferenciado, pois engloba etapas que têm agradado muito aos clientes: lançamento, venda, recepção para entrega do kit (literatura completa, com informações sobre a geografia, a história e a cultura locais), distribuição de brindes (camisas, bonés, bolsas), encontros pré e pós-viagem (troca de fotos, integração). Oferece, aos idosos, um excelente suporte, estando preparados para acompanhar portadores de diabetes e hipertensão, bem como pessoas com significativa limitação motora ou qualquer espécie de necessidade especial. Outro aspecto relevante é que oferecem seguro-viagem de ótima cobertura, inclusive para atendimentos emergenciais.

Lobotur: Endereço: Avenida ACM, nº. 846 Edf. Max Center sala 360.
Tels: (71) 3353-8780 / 3353-3439
E-mail: lobotur@lobotur.com.br
Web: www.lobotur.com.br
Funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 19h e Sábado das 9h às 12h



Fonte:

BENI, Mário C. Análise Estrutural do Turismo. 8 ed. São Paulo: Editora Senac, 2003. p. 436


(1) Disponível no site: <http://revistaturismo.cidadeinternet.com.br/artigos/pref-3idade-2.html> Acesso em: 31 ago 2007.

(2) Disponível no site: < http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2007/08/24/297421962.asp> Acesso em:
31 ago 2007.

P.S.: Imagem retirada do Google Images.

Nenhum comentário: